Bombinhas-SC

Bombinhas é uma cidade com lindas praias de águas cristalinas e calmas, sendo considerada um paraíso no litoral catarinense. Não é exatamente uma praia para badalação, como o são a praia Mole ou a Joaquina, na capital do estado. É uma praia familiar. Portanto, é frequentada por gente de bem com o corpo do jeito que está, na maioria pais e mães de família.

É muito frequentada por casais de namorados, por se tratar de um lugar muito romântico. Também é um prato cheio para os jovens que querem curtir um feriado com os amigos, divertindo-se na praia durante o dia e à noite curtindo um luau, longe da badalação de outros lugares na alta temporada. Mas a badalação está logo ali ao lado, pra quem quiser: na região existem casas noturnas pra quem quiser curtir uma balada, e a concorridíssima cidade de Balneário Camboriú está ali pertinho também.

Suas praias principais são Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal e Canto Grande, mas há muitas outras. A de Quatro Ilhas é menos urbanizada que a de Bombinhas, e tem um mar mais agitado. Bom, “menos calmo” seria a descrição mais correta. Bombinhas, eleita pela "revista Viagem" em 2008 como a terceira melhor praia do Brasil, é um resort natural onde você encontra conforto e tranquilidade. Esta maravilhosa península conta com enseadas, pontas e mirantes, possibilitando a vista para a maioria de suas lindas praias. Perto de Bombinhas estão situados outros importantes centros turísticos como Florianópolis, Camboriú, Beto Carrero, Blumenau e Brusque. A noite oferece um clima agradável com uma gastronomia típica bem como internacional, com vários restaurantes, lanchonetes, pizzarias e churrascarias. Existem também bares com música ao vivo.

Principais pontos de mergulhos permitidos:
Ilha do Arvoredo: Saco do Caoim, Farol do Arvoredo, Saco do Batismo, a Baía das Tartarugas, a Baía do Engenho e o Saco do Vidal.
Ilha do Macuco
Na Costa: Sepultura, Palmeiras, Caraolho, Costão de Bombas, Praia da Lagoinha, Praia do Embrulho, Praia da Tainha.
Porto Belo: Ponta de Porto Belo e Estaleirinho.

São 29 praias, quatro ilhas, dois parques ecológicos e uma natureza que pode ser comparada a qualquer paraíso do mundo. O lugar é ideal para mergulhos por ter águas limpas e claras, inclusive podendo ser praticado até na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, desde que acompanhado de uma operadora com licença na área. São várias praias e cada uma delas com um diferencial. Quatro Ilhas e Mariscal, que ficam em mar aberto, por exemplo, são muito procuradas por surfistas. Zimbros e Canto Grande, por se situarem no mar de dentro, são ideais para vela e outros esportes naúticos. Outro atrativo são as trilhas ecológicas como o Parque Municipal do Morro do Macaco, uma subida de 30 minutos que no final apresenta uma visão fantástica das enseadas de Mariscal e Canto Grande e das Ilhas Deserta, Galés e Arvoredo. O local também usado para a prática do vôo livre.

Bombinhas têm um comércio atuante e bons restaurantes onde pode se apreciar a culinária local, baseada em frutos do mar, como camarões, peixes, mariscos e ostras. Visite você também esse paraíso e guarde para sempre as lembranças deste lugar incrível.

Em Bombinhas esconde-se um dos cenários subaquáticos mais fascinantes do mundo. Muitos são os fatores que fizeram deste lugar um dos pontos preferidos para os mergulhadores, amadores e profissionais. Um deles é o fato de que 60% do território de Bombinhas está localizado no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo. Outro é a sua situação geográfica, que permite o encontro de duas correntes marinhas: uma fria, vinda das Ilhas Malvinas e Argentina, e a outra, a corrente brasileira, caracterizada por temperatura mais quente. Isso permite condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha. Por tratar-se da ponta de uma península, recortada e cercada de praias e costões, oferece variadas opções de pontos para a prática do mergulho. Desde 1980 este esporte vem crescendo em Bombinhas a cada ano, sendo já conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico. Esta demanda promoveu a instalação de várias operadoras de mergulho, que fornecem cursos práticos, além de grande variedade de equipamentos e material para atividades submarinas. As formas de vida exótica dos mares da região, que se alternam com os recifes de corais são surpreendentes para os que invadem as profundezas das águas. Aos mais experientes é possível ainda viajar no tempo visitando naufrágios, como o do cargueiro LILI (1957), na Ilha das Galés.